record club

Ontem checando meu Reader dei de cara com um vídeo bem legal no Trabalho Sujo. Acabei postando o vídeo (cover de “I Need You Tonight, do INXS) aqui, mas assim como a minha curiosidade mais pessoas me perguntaram quem eram os responsáveis pela versão do INXS. Então fui procurar saber mais sobre o pessoal que gravou o vídeo.

Eis o que descobri…
O projeto se chama Record Club foi idealizado pelo Beck e formado em agosto do ano passado. Segundo a descrição nem seu site oficial o Record Club funciona como um encontro informal entre músicos – que variam de acordo com o disco – e tem como objetivo regravar um disco em apenas um dia, sem tentar recriar o original, apenas tocando e registrando o que acontece no momento.  Uma das “regras ” do RC é que nada do material a ser gravado é ensaiado ou rearranjado previamente. A cada semana uma nova faixa do álbum em questão é liberada no site, seguindo sempre a ordem do disco original. As músicas são em sua maioria cruas, na maioria das vezes os primeiros takes da gravação.

Atualmente o projeto se encontra em seu quarto lançamento, Record Club No. 4. Para fazer este disco Beck chamou Annie Clark (também conhecida como St. Vincent) e o baixista que toca com ela no St. Vincent, Daniel Hart,  o guitarrista d’Os Mutantes Sergio Dias, a banda Liars e o tecladista e diretor musical do Beck, Brian Lebarton.

O álbum da vez Kick do INXS, lançado em 1987, foi escolhido pelo vocalista do Liars, Angus Andrew. O trabalho foi gravado dia 3 de março deste ano e levou cerca de 12 horas para ser finalizado.

Até agora já foram recriados:
The Velvet Underground and Nico – The Velvet Underground (1967)
banda: Nigel Godrich, Beck Hansen, Chris Holmes, Bram Inscore, Brian LeBarton, Thorunn Magnusdottir (Fields), Giovanni Ribisi (mais conhecido pelo seu trabalho como ator, sendo Frank Jr. Jr, irmão da Phoebe, em F.R.I.E.N.D.S), Joey Waronker e Yo

Songs of Leonard Cohen – Leonard Cohen (1967)
banda: Devendra Banhart, Will Berman (MGMT), Ben Goldwasser (MGMT), Beck Hansen, Bram Inscore, Brian LeBarton, Binki Shapiro (Little Joy), Andrew Stockdale (Wolfmother) e Andrew VanWyngarden (MGMT)

Oar – Skip Spence (1969)
banda: Leslie Feist (sim, A Feist), James Gadson, Beck Hansen, Brian LeBarton, Jamie Lidell e Wilco (com o filho de Jeff Tweedy, Spencer na bateria adicional)

letra | vídeo

Para saber mais sobre o Record Club acesse o site da banda.

5 comentários sobre “record club

Deixe um comentário