entrevista do mês: adriano

Conheci o Adri há alguns anos, durante uma viagem que fiz. Ele, irmão de uma pessoa bem querida, foi um anfitrião engraçado, pois enquanto todo mundo se divertia o dia inteiro, passava horas e horas afundado em livros, estudando como louco para o vestibular que estava por vir. E mesmo vivenciando um período esgotante, ele estava sempre sorrindo, animado e fazendo graça.

Nos vemos pouco, mas toda vez é sempre a mesma coisa (Thank God!). Risada para todos os lados. Ele, junto com o Vitinho foi o responsável pela criação desta série. E acho que antes de mais nada, tenho que agradecer tanto o insight, quanto sua participação.

Uma das memórias mais legais que tenho do Adri é da micro-trip que fizemos à Santos, no natal de 2007. Fui com ele, o Vitinho e mais dois amigos (totais figuras) ver o Lucas que na época estava trabalhando em um navio. Foram horas de muita cumbia no rádio e piadas, que resultaram em uma dor nas maçãs do rosto e o ritmo favorito de Tevez na minha cabeça durante o restante do final de semana. Com certeza uma das melhores viagens que já fiz, e olha que não durou um dia.

Resumindo, além de ser uma pessoa que adoro com o Adri não tem tempo ruim.

Adriano_3x4

Nome completo: Adriano Ortega Carvalho
Nome artístico ou a.k.a: Drico, Dridri, Asdribal
Data de Nascimento: 07/05/1985
Onde Nasceu/ Mora: Lapa, São Paulo
Profissão/Ocupação: Economista, indo trabalhar como operador de telemarketing, NÃO, como operador na tesouraria do Bradesco. Quando posso faço shows de StandUp Economist…

– Gosto pessoal…
Música…
Estilo de Música: Ouço bastante coisa, então vou colocar em ordem de preferência: mpb, samba rock, ska, rock e ouvi muito sertanejo nos últimos tempos
Artista: Chico Buarque
Banda: Pode ser dupla? Jorge e Mateus
Música-Tema: “Fado Tropical”, Chico Buarque
Última canção que ouviu? “That’s Not My Name”, The Ting Tings

Cinema…
Estilo de Filme: Comédia
Filme: Um Tira Muito Suspeito, de Les Mayfield
Ator/Atriz: Elisha Cuthber, de Um Show de Vizinha
Diretor: Eu não sei nome de diretor!!!
Último que assistiu? 23 anos em 7 segundos – O Fim do Jejum Corinthiano,

Televisão…
Estilo de programa: Comédia
Programa: House, Two And A Half Man
Personagem / Apresentador: Marco Luque
Último que viu? Family Guy

Livro…
Estilo de livro: Não-Ficção
Livro: O Mundo é Plano, Thomas L. Friedman
Personagem: Sr. Tompkins, de O Incrível Mundo da Física Moderna, de George Gamow
Autor: Eduardo Gianetti
Último que leu? O Homem Que Roubou Portugal, Murray Teigh Bloom

Geral…
Cor: Preto e Branco
Estação do Ano: Verão
Local Favorito: Lugares abertos, por exemplo, sítios, parques…
Algo que adora fazer? Esportes, jogar tênis

– Perguntas Gerais
O que sonhava em ser quando criança?
Quando eu era criança sempre repetia que gostaria de ser piloto de avião.

Quando “decidiu” sua profissão? Por que?
Eu sempre gostei da idéia de trabalhar em um banco, e sempre gostei muito do mundo das finanças. Porém quando sai do colegial não fui diretamente estudar economia, fui fazer engenharia de telecomunicações. Mas logo no primeiro semestre desisti e fui estudar Economia, algo que eu não me arrependo nem um pouco de ter feito.

O que os pais/família acharam da decisão?
Meus pais sempre apoiaram, e apoiariam qualquer decisão, nunca se mostraram rígidos. Eu também nunca tive nenhuma idéia muito diferente, mas meu irmão fez psicologia, algo que não é tão comum, e eles também apoiaram, então…

Quem admira em sua área de trabalho?
André Esteves, o cara é muito bom, em entrevistas aparecem pessoas comentando do seu gênio difícil, mas mesmo assim o cara é bom. Ele fundou um banco, vendeu para os suíços, e agora estava quase comprando o banco inteiro dos suíços de volta, mas ficou apenas com as operações no Brasil. O que já foi um negócio muito bom.

Na vida pessoal possuí alguém que seja um exemplo para você?
Meu tio Romeu é um exemplo, com mais de 70 anos contínua trabalhando como advogado, mesmo depois de ter sofrido um AVC. Faz questão de dividir as coisas com todo mundo, e também por isso, é um grande exemplo.

– Questões Específicas
Como é que você vê a crise econômica mundial nesse momento?
Eu acho que agora podemos dizer que o pior já passou. Isso nos poderemos ver pela menor volatilidade nos mercados financeiros, que mesmo assim continuam tendo grandes variações em um curto espaço de tempo. Países desenvolvidos ainda terão problemas com alto desemprego e crescimento econômico não muito alto, mas acho que a produção que vinha caindo muito por todo o globo, já está voltando a subir. E isso é algo que leva a economia para um ciclo virtuoso.

Você diria que isso tudo é um reflexo ou foi causado pelo caos imobiliário que os norte-americanos vinham passando há algum tempo?
Acho que a bolha imobiliária tem sua culpa na crise, além disso, novos instrumentos de investimentos, como os derivativos de crédito, que não são muito conhecidos, e estavam sendo muito negociados com um “selo de qualidade” que é fornecido por agência de rating de crédito, que hoje em estão com sua moral colocada em dúvida pelo mercado. Os instrumentos derivativos em geral são muito perigosos se você não os conhece direito, pois possibilitam a pessoa trabalhar com um dinheiro que ela não tem.

Com a globalização, como se proteger do efeito borboleta?
É para eu fazer um StandUp Economist aqui? O livro citado a cima, que chama O Mundo é Plano, fala muito sobre globalização. Existem coisas muito interessantes sobre isso, mas acho que isto não poderá afetar muitos fatores, apesar de o mundo da tecnologia ser diretamente afetado, existes outras coisas simplesmente não sofrerão qualquer efeito da globalização. A não ser que seja construído em pouco tempo uma máquina de transporte de matéria imediata, ai sim o mundo iria passar por mais um período de grandes mudanças.

Qual você diria que é a maneira mais esperta de se investir dinheiro hoje?
Se você tem medo de perder, na poupança ou em títulos do tesouro direto: Os fundos de investimentos, no Brasil, ainda cobram taxas de administração muito altas, principalmente do pequeno investidor. Com a taxa Selic a baixo dos 10%, o que deve durar ainda até o início de 2011 a poupança é uma ótima opção. Os títulos do tesouro são um pouco mais complicados de serem acessados, mas também trazem boa rentabilidade. Para ser prático: Poupança para curto e longo prazo, não sofre incidência de imposto de renda. Tesouro Direto, só para longo prazo, pois sofre incidência de imposto de renda, porém o imposto segue uma tabela regressiva com o tempo.
Para quem gosta de risco o mercado de ações é muito interessante de ser acessado diretamente por meio de uma corretora. Com a crise muitos papéis caíram muito e trouxeram oportunidades de ganhos para quem estava com dinheiro guardado. Com a volta das ofertas de iniciais de ações, o mercado brasileiro vai ganhando ainda mais dinamismo. A próxima grande oferta que deve aparecer e trazer grandes oportunidades, é o IPO do banco Santander.

Como você vê o futuro da economia do Brasil?
A gente sempre ouviu que o Brasil é o país do futuro, ou que o Brasil já é o país do presente, eu não gosto de pensar assim. Eu acho que a economia vem seguindo um caminho muito bom, com a abertura comercial iniciada pelo Collor em 90 e com as reformas feitas durante o governo FHC. O governo Lula vem mantendo o barco andando, mas parece não fazer muita questão de acelerar o motor. O governo deveria promover reformas importantes para conseguirmos crescer de uma forma mais robusta, começando pela reforma política.
O Brasil tem mostrado indicadores econômicos muito bons nos últimos tempos, a queda nos juros que é conseqüência principalmente da crise esta sendo muito bem vinda, a baixa inflação também devido a crise tem ajudado. E mesmo assim o dólar está em queda devido a atratividade do Brasil frente a outros países do mundo. Não é possível negar que a economia do país tem andando muito bem desde os anos 90.
O que podemos esperar é o que o governo Lula vem fazendo, que no mínimo as regras sejam respeitadas e o Brasil irá continuar bem. O governante que tiver vontade e não se intimidar com mudanças estruturais, poderá alcançar melhoras ainda maiores para a economia do Brasil.

Entrevista realizada no dia 04/08/2009

Adriano_1 - formatura acompanhado do pai e do tio RomeuAdriano_2Adriano_3

—————

Série Entrevistas – Entrevistados Anteriores:
– Fevereiro: Filip
– Março: Thiago
– Abril: Vanessa
– Maio: Victor
– Junho: Gleice
– Junho: Rodrigo

2 comentários sobre “entrevista do mês: adriano

  1. Drico disse:

    Paulinha, que história é essa de revelar meu lado nerd?!?!? Não precisava contar que eu passava os finais de semana estudando, mas tudo bem! Gostei muito de participar.
    Se alguma amiga da paulinha ficar interessada, eu estou solteiro e recebendo currículos… heheheh

    • paulinha mihuda disse:

      Dri, eh soh vc ver a situacao de outra forma. Nao revelei seu lado nerd e sim seu lado comprometido e persistente! Fica bem mais charmoso, ne?! Adorei muito sua participacao! Mais uma vez brigadao!!! beijos
      ps: garotas aproveitem porque Adriano eh partidao!!! hehehe

Deixe uma resposta

