adrenalina na tela

Já falei aqui sobre a tradição de acompanhar anualmente um dos eventos esportivos mais legais do mundo. E final de semana passado foi a vez largar praticamente tudo para dedicar horas a ESPN e ser testemunha das coisas incríveis que acontecem nos X Games.

Após ler um texto que já postei aqui sobre os jogos, comecei a pensar e acho que a semente que fez despertar em mim a curiosidade por esportes “não convencionais” é mais antiga do que eu imaginava. Quando era pequena meu pai trabalhou durante um certo tempo na Honda. Então vira e mexe o assunto dele eram motos. Por causa dele também cresci acordando cedo aos domingos para um combo de desenhos da Disney + Formula 1. Era meu programa favorito de final de semana e lembro de ter esta rotina dominical desde que me conheço por gente. O que é bem antes de meu primo comprar seu primeiro skate. Assim concluo que foi por conta do costume que a semente de fascinação por esportes radicais foi plantada.

E o tempo passa… Para mim é quando pessoas ou eventos fazem aniversários que a minha idade pesa mais, afinal até hoje nunca me senti diferente no dia do meu aniversário. Final de semana passado assisti, praticamente sem tirar o olha da televisão, a transmissão ao vivo que a ESPN fez da XV edição dos X Games. Quando o número apareceu na televisão, vi os anos passando por mim. Desde 96 venho acompanhando fielmente o  X Games e fiquei boba quando entendi este tempo.

São 13 edições do evento, nas quais vi coisas incríveis acontecerem. Apesar de não ser adepta a esportes radicais seja por falta de coordenação e coragem, desde que conheci o advento tv a cabo, dedico momentos da minha vida para acompanhar campeonatos de skate e semelhantes, no sentido radical.

Dentre os momentos mais marcantes lembro muito bem da estréia de Travis Pastrana na competição, em 99. Aos 15 anos, ele apareceu para tentar uma medalha no Moto X e simplesmente deixou adversários, juizes, platéia e eu em casa de queixo no chão. Além de sua primeira volta ter lhe rendido a pontuação mais alta do Moto X até hoje com 99,0, feito que lhe garantiu seu primeiro ouro do XGames, ele ainda acabou indo parar na Baia de São Francisco em sua volta final. Ato que acabou lhe rendendo uma multa e um puxão de orelha tanto da polícia de São Francisco, quanto dos protetores do meio ambiente. Ficou cuirioso, veja o feito de Travis aqui.

Coisa inesquecível foi a queda de mais de 15m que o australiano Jake Brown protagonizou no XGames de 2007, quando fazia sua última volta na competição de Big Air do skate. O cara caiu lindamente, se estatelou do chão e custou a acordar. Meu coração ficou pequenininho na ocasião, e acredito que foi acompanhado de todo mundo que assistiu tal feito. No final, Jake foi parar no hospital, aonde passou três dias em observação. Só para que ninguém fique angustiado demais, uma nota. Ele voltou sim a competir, e este ano levou para casa a medalha de ouro na mesma prova. Superação é a palavra! Quer rever a manobra de Brown que fez o skatista para no hospital, clica aqui. Lembrando que as cenas são fortes!

Mas foi no mesmo ano que Travis debutou no X Games que o momento mais inesquecível e emocionante aconteceu. Foi durante a competição do Skate Vert que Tony Hawk completou o tão cobiçado 900º. A junção de dificuldade da manobra, com garra e perseverança de Tony que a todo tempo se mostrava absolutamente focado, mesmo com meio mundo assistindo. E as pessoas presentes, platéia e atletas, assistindo e torcendo junto para que ele conseguisse completar o movimento. Ver isto foi algo memorável, que me emociona até hoje. No total Tony precisou de 11 tentativas, e sim, o tempo não era mais um empecilho. A competição havia parado para ver The Birdman voar alto e fazer bonito. Feito isto, alegria para todos os lados. Quer assistir um dos momentos mais emocionantes da história do skate, veja aqui.

Falando agora do presente, antes de mais nada tenho de elogiar a grande transmissão feita pela equipe da ESPN Brasil. Foram três dias de imagens ao vivo, links com convidados, comentários pertinentes feitos por gente que realmente entende o que está acontecendo lá. E isto gente, significa profissionalismo, nada mais nada menos, um fator atualmente muito em falta na televisão brasileira. E aqui expresso meu desejo de que eles continuem investindo nisto, porque é o que faz a diferença.

Muita coisa aconteceu, tanta que passo a bola para vocês… vão ao expn.com.br, lá tem a cobertura completa do evento, aonde eles também falam dos brasileiros que competiram e fizeram bonito. Segundo informações postadas lá, mais coisas sobre o X Games deste ano estão para ser publicadas.

Só uma reclamaçãozinha…
A proposta do X Games sempre foi a evolução dos esportes radicais. Assim durante todas as edições diversas provas foram criadas, trocadas, melhoradas e assim por diante. Sei que as mudanças são o natural da vida, mas preciso dizer que sinto falta de ver o In-Line Vert. Simplesmente ver Eito e Takeshi Yasutoko voando no half era algo bem incrível. Apesar de irmãos, estilos de andar totalmente diferentes. Vê-los patinando era sempre um dos pontos altos dos jogos para mim. Sem contar que Fabíola (da Silva) estava lá, sempre representando bem nosso país e mostrando que garotas conseguem ser tão boas quanto os meninos.

Anyway, momentos nostálgicos a parte. Agora é voltar a contagem regressiva para a edição do ano que vem.

Confira o site oficial do X Games

5 comentários sobre “adrenalina na tela

  1. Rafa disse:

    Me amarro nos X Games tb! Não como você, mas é legal ver que o ser humano é posto à prova e consegue “se vencer”…é algo que inspira qualquer um…
    bjão!

  2. muta disse:

    puxa, acabo nunca acompanhando os x-games e, em geral, só fico sabendo depois,,, como agora, hehe.

    mas sempre q vejo algo, não resisto e paro para ver!

    e adorei os links!!!

Deixe um comentário

