exploração infantil

Há algum tempo ela, Maísa Silva, de sete anos, vem sendo apontada como a maior sensação da televisão brasileira. Particularmente não sou muito fã de crianças-prodígios da televisão e chego a ter uma certa aversão com programas apresentados por gente mínima, provavelmente porque sinto que eles transformam a criança em um robô. Mas isso não me impede de chamar a atenção para o que estão fazendo com a Maísa.

Histórico
Sua carreira foi iniciada após a garotinha ter completado três anos de idade, segundo declarações dadas por sua mãe em diversas entrevistas que li na Internet, quando deu um ultimato nos pais pois queria aparecer na televisão. Acho que a partir do momento em que uma criança de três anos de idade da um ultimato em um ou mais adultos já temos coisas nas quais pensar, certo? Mas continuando. Maísa estreou na televisão como caloura no Programa Raul Gil, quando ainda era exibido pela Rede Record, em 2005. Nesta época ela fazia apenas dublagem de músicas da cantora Ivete Sangalo e da já extinta girlband Rouge. Desde sua primeira participação ela chamou atenção tanto do público quanto da produção do programa, no qual continuou aparecendo durante dois anos nos quais Maísa deixou de dublar e começou a cantar as músicas que mais gostava. Ainda em 2007 a garota assinou um contrato com o SBT, deixando o cache de 1.500 reais para trás e ganhando um salário de 20mil reais.

Sua língua afiada fez tanto sucesso que a garota que havia sido contratada para apresentar apenas o Sábado Animado, acabou também virando “host” do Domingo Animado. Foi apresentando estes programas nos quais atende ligações de outras crianças que a garota acabou virando hit na Internet por sua forma nada usual de anteder ao telefone. Afinal de contas quem nunca viu ela “brigando” com o menino que dizia “alor”? E ainda dando desculpa por ele, dizendo que ele falava errado porque era de Diadema? Impagável, né?

Quem achava que o sucesso que Maísa alcançara apresentando programas das manhas de finais de semana e os vídeos que caíram na Internet não podia aumentar pagou a língua. Pois o Patrão teve a brilhante ideia de “ceder” um pedaço de seu programa dominical, Programa Silvio Santos, e dando a garota o quadro Pergunte Para A Maísa, no qual a ela responde perguntas de todos os tipos.

Acontece que recentemente, após Maísa desmascarar o Patrão e comprovar em cadeia nacional que a lenda de que Seo Silvio realmente é careca e usa peruca e sua relação de anos com seu cabeleireiro Jassa não passa de marketing aparentemente o homem resolveu se vingar.

Em menos de um mês dois vídeos da garota chorando no programa do Patrão estão “bombando” na Internet. E o que antes parecia apelação da parte do Dono do Baú virou fichinha.

Maísa é sim sabichona, acha e muitas vezes realmente tem respostas para as mais diversas questões que lhe são feitas, mas acontece que ainda é uma criança. Criança faz pirraça, e continua a graça se tem público, e não se podia esperar mais quando se dá a ela um público, né? Acontece que criança é um bichinho sensível e chora, fator comprovado em ambos os vídeos, que a princípio parecem ser engraçadinhos mas para mim provam que a situação parece ter passado dos limites.

No primeiro e mais famoso clipe, Maísa prova ter medo de monstros, sentimento que não é exclusivo de crianças. A situação que parece ser engraçada no início muda quando os gritos da menina refletem o pavor que ela sentiu de um menino maquiado de zumbi. Besteira? Pode parecer para você, mas tente lembrar do que te apavorava quando você tinha apenas sete anos de idade. Acontece que não é porque alguem é inteligente não terá medo de nada. Todos sabemos que este é um sentimento irracional e pode ser provocado pelas mais diferentes coisas e situações.

Definição:
Medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Pavor é a ênfase do medo.

O medo pode provocar reações físicas como descarga de adrenalina, aceleração cardíaca e tremor. Também pode provocar atenção exagerada a tudo que ocorre ao redor, depressão, pânico etc.

Medo é uma reação obtida a partir do contato com algum estímulo físico ou mental (interpretação, imaginação, crença) que gera uma resposta de alerta no organismo. Esta reação inicial dispara uma resposta fisiológica no organismo que libera hormônios do estresse (adrenalina, cortisol) preparando o indivíduo para lutar ou fugir.

Continuando. No segundo e mais recente video, Silvio questiona Maísa em seu programa sobre o “papelão” de ter fugido de um garotinho maquiado. Acontece que a menina não pareceu nada feliz em relembrar o acontecido e quando saia do estúdio, novamente chorando, bateu sua cabeça em uma das câmeras e o choro que parecia ser apenas de desgosto e infelicidade passou a ser de dor. Apesar do esforço dos produtores, do apresentador e da mãe da garota para fazer com que ela voltasse ao palco, ela esquivou. Fez graça, bateu o pé, deu risada, mas foi embora.

Vendo as duas situações tiro uma conclusão: Seo Silvio perdeu a mão. Talvez o Homem do Baú realmente acredite na teoria fortemente divulgada por Rafinha Bastos do CQC, na qual o humorista defende a tese de que a menina é um robô ou então descobriu recentemente ser o pai biológico e responsável pelo DNA sem noção de Joselito. Porque para mim fazer uma criança, seja ela quem for, chorar na televisão é baixo demais.

Fico me perguntando se ele consegue ser mais criança que ela, que está fazendo cada vez mais graça para ver se o Ibope aumenta. Segundo algumas informações que encontrei em diversos artigos na Internet a emissora além de pagar o salário da garota ainda se responsabiliza por aulas de canto (pasmem mas em breve Maísa lançará um CD), ballet, sapateado e terapia. Então peço que alguem avise Silvio Santos de que é bem mais fácil “estragar” alguém psicologicamente do que “consertar”, talvez assim ele pense duas vezes quando estiver pensando na pauta do próximo programa. E daí que a menina chamou ele de “idoso insubordinado”? foi ele quem pediu. Matar ela do coração não vai fazer as coisas voltarem aos eixos.

8 comentários sobre “exploração infantil

  1. Dark disse:

    Eu acho criança-prodígio a coisa mais chata do mundo, dentro ou fora da tevê, dá vontade de dar uns piparotes e mandar ir brincar, mas também achei que o susto foi exagerado, os meus 2 pequenos não se assustam com gente fantasiada de monstro e mesmo quando assustam com algo se você mostra que é de mentira eles encaram e fazem a festa e são mais novos que ela.

  2. Maria disse:

    Eh,Silviao resolve trazer a Maisa para fazer graca no programa dele,mas nao gosta quando ela faz graca com ele.Eu acho a Maisa meio chata,mas que eh sacanagem explorar o medo da menina em cadeia nacional isso eh.Se Seo Silvio acha que robos nao tem sentimentos ele deveria ver Star Wars! C-3PO nao iria achar nada engracado se fizessem isso com ele.

  3. muta disse:

    o sbt sempre foi um tanto bizarro, com o seu lider supremo bizarro…

    o seu silvio é capaz de apostar em pequenas bizarrices como a maísa, e também é capaz de fazer bizarrices com ela.

    medo de tudo isso, desde a exploração de crianças, ao enaltecimento da sandice do careca seo silvio!

  4. hildeberto disse:

    Eu não sei porqque a justiça não se posiciona no caso de crianças serem exploradas na tv.
    Crianças não podem trabalhar nissso ,naquilo mas,na tv
    pode ,vai entender a justiça desse país ….

  5. hildeberto disse:

    Eu realmente culpo a justiça,e os pais de Maisa.
    A justiça por admitir que crianças se exponhãm na
    tv.
    E os pais por quererem, que sua filha seja uma estrela
    de tv,a qualquer custo ,não levando em conta, os riscos
    .que correm.

  6. tânia disse:

    Criança independente de ser ou não prodigio, deve ser tratada com carinho, respeito e compreensão. Os pequenos , apesar de peraltas, são fragéis e merecem nossos cuidados. O Silvio abusou psicologicamente da garotinha e teve uma postura infeliz, acredito que deveria ser punido com mais rigor. Incluo também o tratamento que ele faz à plateia também merecia ser revisto, pois ele as trata com cinismo e criticidade.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s