a gota d’água

Desde 22 de Fevereiro de 1993 a Assembléia Geral da Organização das Nações Unidas, a famigerada ONU, declarou que todo o dia 22 de Março a partir daquele ano seria o Dia Mundial das Águas.

Já bati na tecla da economia de recursos naturais, principalmente a água, outras vezes, mas acho que falar coisas necessárias – afinal a água é um o item essêncial para a vida, né? – não custa nada.

Então te pergunto, vai passar esse dia como todo os outros ou vai usá-lo para implementar pequenas mudanças na sua rotina que podem realmente mudar o mundo? Acho que o maior problema da humanidade hoje é subestimarmos a nós mesmos e nossos atos. Desde que nascemos usamos de nossos instintos para começar a aprender como viver. O passo seguinte é utilizar os outros como exemplo de como fazer novas coisas e é aí que está a chave de tudo. O mundo deixa passar despercebidos os pequenos gestos, mas são deles que nosso dia é formado. Como aprendemos nas aulas de ciências, a vida tem início com minimas partículas, que vão se unindo a outras até se tornarem algo grandioso. O mesmo acontece com aquele papel de bala ou a bituca do cigarro que você jogou na rua. Na hora você não percebe, mas eles se juntam com os que foram jogados por outras milhares de pessoas, que tambem pensaram… ah, nem é uma garrafa pet, um pneu ou sofá, então não fara mal nenhum. Bom, como foi visto pelo pais inteiro na semana passada, faz sim. Entendo que o problema da cidade vai além do lixo jogado, afinal é uma selva de pedra, uma bela porção de terra que ao longo dos anos foi sendo impermeabilizada, e hoje já viu, né? Mas como se pode ver, tudo acaba sendo como uma pequena bola de neve, que em dia de chuva se torna uma avalanche. Que como tal, não quer saber quem ou o que esta em sua frente, e simplesmente passa levando tudo junto com ela. Foi assim que a cidade de São Paulo inundou na semana passada. Por isso, quando uma gota é econimizada, pode se tornar milhões de litros, se seu filho, irmão, marido, sobrinho fizer o mesmo.

Sei que mudar pode ser algo complicado e até bastante difícil às vezes, mas quem disse que a vida é facíl? Muitas vezes fazer o certo parece mais complicado, mas os resultados são sempre os melhores.

Testemunhando o caos natural que o mundo inteiro tem vivido, afinal cidades submersas hoje em dia não é um privilégio apenas do Brasil, acho que o mais importante não só celebrar esse dia de forma consciente, e sim transformar essa conciência em um hábito diário. Para que que o verdadeiro elixir da vida não deixe de faltar em nossas casas no futuro próximo, ou que em um episódio de fúria da natureza ele invada nossas casas levando cada pertence embora com ele, entre todos os outros danos que este líquido precioso pode causar e que a cada dia que passa vemos acontecer mais e mais.

Faça a sua parte e não use como desculpa o fato do outro não ser um bom cidadão, porque isso realmente depende de cada um. É melhor  ser solidário desde já do que quebrar a cabeça depois que a água passou para ver como ira reconstruir tudo.

Anúncios

3 comentários sobre “a gota d’água

  1. Vanessa disse:

    Aqui em Bauru ainda é uma vergonha o rio que atravessa a cidade não ter sistema de esgoto decente, o que deixa a água imprória para passar perto inclusive… É descuido da população e do governo…
    As vezes tenho medo do futuro da humanidade…

  2. Dark disse:

    O problema do mundo é o ser humano, infelizmente é verdade, um bicho que não se adapta ao meio e sim força o meio a se adaptar a ele, inevitavelmente vai provocar a destruição do meio, de forma até irreversível, mesmo quando esse bicho deixar de existir.

  3. Gabriel Leite disse:

    Não tenho medo do efeito estufa, das queimadas, nem da extinção dos animais. Agora, a flata da água… Essa me deixa amedrontado, ainda mais por ser brasileiro, e ter o rio Amazonas aos meus pés (no meu caso, à minha cabeça).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s