espelho, espelho meu

Dando um tempo para o cérebro esfriar parei para ver as fotos que tenho postado no Fotolog e levei um susto. As três fotos que coloquei essa semana tem uma coisa em comum, além de todas terem sido tiradas por mim. Todas elas são de espelhos, estes todos diferentes, refletindo imagens diferentes, mas todos espelhos. Encuquei e tentei sossegar com uma explicação rápida que acalmasse a inquietação que me deu. E isso aqui foi o que achei.

“O espelho pode assumir diversos significados simbólicos, mas quase todos estão ligados à verdade, à sinceridade e à pureza. Segundo os dicionários de símbolos, os espelhos podem ser encarados como instrumentos de autocontemplação e reflexão do universo. Ligados ao mito de Narciso, jovem que vê a si mesmo, podem representar a consciência humana, simbolizando o pensamento em si mesmo. Não obstante a este significado está a associação vocabular, feita com palavras de linguagem dualista, originadas de uma mesma raiz ou essência, tal como palavras que vem de speculus, que significa espelho, que, por sua vez, deriva em especular, que também significa observar, analisar, refletir, etc.

Muitas vezes, o objeto especular tem sentido ambíguo, pois simboliza a verdade, que supostamente mostra, ou, a mentira, por gerar enganos e imagens deturpadas. Os espelhos também podem ser emblemas de pureza e sinceridade, ao se apresentarem límpidos, ao mesmo tempo em que trazem significados pejorativos, tal como a vaidade, um dos sete pecados mortais.

Portanto, o espelho está presente na atual vida cotidiana, seja na simples representação física do objeto, ou, nos símbolos que traz de referências passadas. É o espelho quebrado que dá sete anos de azar. É o espelho que leva Alice para um de seus mundos mágicos. È ao espelho que a madrasta má faz suas perguntas. Forte é sua presença, mais intensa ainda é sua simbologia.”

Agora estou sem tempo para pensar, mas notas mentais nunca são demais, então aqui uma nova. Conversar mais consigo mesma e com as pessoas que sente que precisam te ouvir. Pesquisar mais ferozmente sobre espelhos e seus significados.

Ah, e HAPPY WELOWEEN HALLOWEEN para todos!

crédito: texto encontrado neste site

2 comentários sobre “espelho, espelho meu

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s