o choro dele, a minha revolta

Finalmente, após 10 dias de Jogos Olímpicos nossa primeira medalha de ouro chegou. Foi graças ao desempenho de César Cielo que ela veio, na prova de 50m nado livre. Antes disso vieram cinco medalhas de bronze, sendo uma do próprio Cielo, três com o Judô (Ketleyn Quadros, Leandro Guilheiro e Tiago Camilo) e uma na vela com a dupla Fernanda Oliveira e Isabel Swan.

Emocionante é a palavra que eu uso pra descrever o que foi ver a primeira medalha de ouro chegando, mas tudo não só pela prova em si, que foi linda de ser vista, mas por tudo o que ela representa. Depois de ter nomes como Gustavo Borges e Fernando Scherer, que mesmo sendo vistos como ídolos, não conseguiram a marca que Cielo chegou, as coisas parecem se resumir sempre a superação.

A questão, ao meu ver, para os atletas brasileiros, não é só superar os outros competidores ou seus próprios limites – corpo e mente, mas superar todas as adversidades de ser atleta brasileiro.

Nem preciso dizer que as pessoas só lembram que a maioria dos esportes só existem em ano de grandes competições, né? Após ver a vitória de Cielo e o desabafo que o pai dele fez na televisão dizendo que a vitória do filho significa muito mais que uma medalha, mas é o resultado do sacrifício dele de ter conseguido mandar o filho para os Estados Unidos onde o nível de treinamento é superior. E que há outros pais se sacrificando para fazer o sonho de seus filhos e outros brasileiros se tornarem realidade, já que não há o mínimo apoio aos atletas… Prova explícita de que estamos falidos e nunca seremos pagos.

Como todo mundo eu fazia parte do coro que falava mal dos jogadores de futebol que após conseguirem grandes feitos fora do país não davam à seleção a importância devida, mas após ouvir as críticas do comentarista responsável pela parte da natação na ESPN Brasil me revoltei. E deveria é achar que eles são os certos. Como defender um país que não sabe da sua existência? Como lutar com toda sua força por algo em que ninguém acredita mais?

Treinar, abdicar de mil coisas, encarar competições se não se tem ajuda? Não é nem questão de incentivo, porque aqui as pessoas acham que isso é falar… vai lá, que você consegue… É simplesmente bancar mesmo, pagar os gastos, botar o povo para treinar direito, com estrutura. Onde a única preocupação seja dar o melhor de sí para na hora de conseguir um resultado numa Olimpíada a gente vença por ter talento e não dependa só da garra.

Somos lutadores, onde realmente superação tem de ser a chave, mas o mínimo que as pessoas que representam nosso país merecem é poder fazer seu trabalho com dignidade.

To falando isso porque o cara – desculpem não consegui descobrir quem é ele, e imagino que não deve ser qualquer um porque acredito no trabalho da ESPN Brasil, aposto que deve ter feito algo importante, de bom, mas o que ele “me” disse não desceu até agora – defendeu o comitê e a confederação de natação, dizendo que tem mesmo que rolar o “paitrocínio” isso é o certo até o atleta conseguir resultados. E que hoje em dia muita gente já recebe salário treinando por times, como o Thiago Pereira, no Minas e a Flávia Delaroli no Pinheiros. Tenha dó, né? Ele acha que está enganando quem vindo com o papinho? Ok, eles são ótimos atletas, mas conseguiram alguma medalha para o Brasil? Como nossos atletas vão ter resultados se não tem base para competir com outros países? Não to falando de vencer de um Michael Phelps da vida, mas obter resultados significativos.

Vontade de dar um tapa na cara de alguém assim. Sou contra violência, mas como ele tem a cara de pau de em um canal como a ESPN – do qual tenho o maior respeito – sair em defesa desse tipo de mentalidade? Não vivo de esporte, mas não precisa ser gênio para se saber como é a realidade do nosso país, certo? Todo mundo tem direito à sua opinião, mas pera lá. Ou ele é cego ou eu estou ficando louca?

A semana mal começou, já escrevi uma bíblia aqui e nem por isso minha frustração foi embora. Até quando isso vai continuar?

PARABÉNS PARA TODOS QUE VIVEM PARA O ESPORTE!
E FORÇA PARA AQUELES QUE AINDA TEM ESPERANÇA DE VIVER DELE!!!

fotos retiradas da internet

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s