por Paula M. Higa

datas comemorativas

por Paula M. Higa
Antes de mais nada… dê o play e aí sim continue lendo…


Vídeo | Letra

Trabalho na Editora 9 de Julho nome que pronuncio diariamente cada vez que atendo ao telefone, mas nunca consigo me lembrar desse feriado. Provavelmente isso acontece porque cresci em Maringá, onde ninguém da a mínima para esse dia. Voltei a morar aqui há uma década, assim aproveitei somente cinco feriados, já que nos outros cinco eu ainda estudava e como ele cai durante as ferias escolares, não é uma época muito proveitosa para se gastar um feriado.

Hoje já penso diferente, porque não sei o que são ferias escolares há algum tempo e não tem nada melhor do que um feriado em julho para quebrar a rotina. Na verdade, há sim. Melhor que um feriado para quebrar a rotina é um feriado prolongado, que só perde para férias em si.
Eu posso nunca me lembrar desse dia, mas há outros feriados, ou melhor dias “especiais” que ficaram guardados na minha memória desde sei lá quando, como o Dia do Índio. Procurando no meu querido Wikipedia, acabo de descobrir que esse dia comemorado anualmente em 19 de abril foi declarado por Getúlio Vargas através de um decreto de lei, em 1943.

Outro do qual me lembro sempre é o Dia da Árvore, comemorado em 21 de setembro, apenas dois dias antes do Primeiro Dia da Primavera, em 23 de setembro. Mas não tenho ideia de porque esses sempre me lembro. Talvez seja pela importância que a natureza tem para a história de Maringá, que quase entrou no Guinness como a cidade “mais verde” do planeta.

Assim como faz 10 anos que estou aqui, faz uma década que não volto para lá e ouvi que muita coisa mudou desde então, mas espero que nesse quesito ela continue a mesma. Já que não existe melhor lugar para se andar na rua quando está calor – porque lá é noroeste do Paraná, mas faz o calor absurdo do Mato Grosso Sul – e ter a sombra das árvores por todo e qualquer caminho que você resolva tomar. Praticamente uma benção. Além disso não tem nada mais bonito do que ver a cidade inteira colorida quando é a época dos Ipês florirem/as flores caírem.

To aqui a espera do feriado e me lembrar disso me dá saudades da terrinha! Melhor parar antes que a nostalgia contamine o amanhã!

ps: essa música foi escolhida por ter tocado hoje de manhã e me animou o dia, espero que anime o seu também!

Um comentário sobre “datas comemorativas

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s