dias frios

Sou uma pessoa friorenta por natureza. Pelo menos era o que achava até um tempo atrás quando a minha mãe me contou que quando era pequena abominava agasalhos nos dias frios. Ainda odeio ter que me cobrir inteira, por me sentir sufocada, mas de qualquer forma estou aqui para “protestar” quanto ao clima horrendo de gelado que vem fazendo na cidade de São Paulo.

Ontem a noite quando voltava para casa me senti perdida no tempo. Meu corpo e mente vivem no mês de janeiro, início do ano, época em que temos pancadas de chuvas quase que diariamente e enchentes por conseqüência, mas frio? Frio do jeito que estava ontem? Nunca tinha visto!

Sei que desde que governantes em diversas partes do mundo resolveram admitir que SIM, o bendito efeito estufa existe e que SIM o AQUECIMENTO GLOBAL está aí ninguém mais fala em outra coisa. Acho difícil entender porque diabos o mundo inteiro demorou a encarar essa situação. Desde que me conheço por gente ouço isso e acho que não é necessário tantos estudos e cerca de 20 anos para se admitir que enfrentamos esse problemas todos os dias. Para mim sempre foi ÓBVIO de que o ser humano e suas “grandes” invenções vêm se impondo sobre a natureza e nada mais natural de que o planeta não consiga agüentar isso.

Desviamos rios, criamos lagos, desmatamos florestas, queimamos de tudo, criamos lixo a torto e a direito. Quem realmente achou que isso daria tão certo para sempre? Não sou pessimista. Acredito nas pessoas que estão em buscas de soluções para nossos problemas, como reduzir consumo de energia, reciclar de tudo e mais um pouco e torço que quem lucra com o mundo como está hoje, consiga ver adiante que o dinheiro perderá seu valor, se o ser humano não existir mais. E acredito também que pessoas comuns, que tem tanto haver com isso como grandes industrias e coisa do tipo possam fazer algumas coisinhas para colaborar com o meio ambiente.

Muita gente vê o aquecimento global como a extinção dos dinossauros e acho que está ai um dos erros principais quando se fala desse assunto. Porque leva o povo a pensar, “viveremos hoje como se fosse o último dia”, isto é, “para que pensar no futuro se não estarei mais aqui?”. Mas relfete comigo, a não ser que um milagre aconteça e como em filme de Hollywood um meteoro gigante resolva cruzar o caminho da Terra, nosso fim será triste e lento e mais um pouco triste.

Pode não ser tão lento como tem gente prevendo, mas de fato será doloroso. Onde o ar que respiramos será mais poluído do que na China, país no qual as pessoas já andam com máscaras hospitalares na rua diariamente. Nossa água custará caro e tudo que é de bonito hoje deixará de existir.

Quando comecei esse post tinha em mente algo como uma cartinha para Deus ou outro ser responsável pelo clima, como São Pedro. Algo como fazia quando era pequena em época de Natal, pedindo os presentes que queria ganhar. E no final as palavras acabaram tomando conta de mim e saindo praticamente sozinha. O texto está longo, mas ainda é menor do que um relatório internacional que aponta tudo o que envolve o problema que temos passado. É na verdade um desabafo, de uma pessoa que cresceu ouvindo coisas sobre ecologia, adora a natureza e todos os tipos de animais e acha que não é justo levarmos tudo isso para o saco só porque tem gente que não gosta de dar carona, ou joga bituca de cigarro na calçada.

Fui educada com a ideia de que é nas pequenas coisas que fazemos a diferença, então pense bem na sua vida e veja se não tem algo que você possa fazer, não por mim, mas por você mesmo!

 

 

2 comentários sobre “dias frios

  1. Kau disse:

    Pare de reclamar do frio dona,porque está uma delícia ( falando em delícia tem arroz doce em casa quando você chegar ).
    Mas nesse treco de aquecimento global,você realmente esperaria coisa diferente do seu humano???Eu acho que todos os humanos são o cancer do mundo ( menos eu e alguns outros seletos,escolhidos por mim,porque é claro que eu me acho até esse ponto e além ).Mas só vão fazer algo quando o cerco realmente começar a apertar e pessoas comecarrem a morrer que nem mosca com inseticida.
    Sim,eu tenho tendeências pessimistas.O final do mundo está próximo e 2012 está ai!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s